« Home | As minhas 3 Andorinhas estão de férias e eu por cá... » | A autorização está ofiicialmente dada... » | Sonhei... » | Just 4 U » | Que saudades que eu já tenho da minha alegre Casin... » | Até Quando? » | TU É QUE ÉS LINDO TIO FÉ! » | O fedor do Gato outra vez a contestar! » | "É proibida a entrada a quem não andar espantado d... » | Dinastia Social Democrata - A nova monarquia »

CENDREV no Avanteatro!

A companhia de Teatro profissional de Évora vai ao Avanteatro!
Para quem não sabe, o CENDREV é uma companhia de actores profissionais de Évora mas, para além disso, é um conjunto de actores responsáveis pelo meu interesse pelo Teatro. Desde muito pequenina habituei-me a ir ao Teatro com a minha Mãe, cada vez menos é comum crianças interessarem-se por Teatro, a minha prõpria irmã nunca se interessou mas eu, fascinada por aquele mundo, era a primeira a pedir à minha Mãe para ir a ver a nova peça do CENDREV.
Aqueles excelentes profissionais, mais do que isso, aqueles amigos do peito, envolveram-me no Mundo do Teatro e fizeram-me procurar experimentá-lo eu mesma. A paixão não veio só do seu trabalho extreordinário em cima do palco mas também do antes e do depois da peça, o facto de quase todos os actores serem grandes amigos dos meus pais e de nos encontrármos depois das peças, fazia faíscar o meu olhar. Ver toda a transformação de pessoa-personagem-pessoa ainda me fascinava mais.
 
Em Abril, como sempre, fui ver a nova peça deles. Chamava-se "Autos da Revolução" e falava do 25 de Abril. A peça é muito boa e realista, eu adorei. E qual não foi o meu espanto ao descobrir que a levariam ao Avanteatro! Eu vou, sozinha ou acompanhada mas eu vou vê-la de novo!
 
Sobre a Peça:
 
"O CENDREV leva a cena o olhar de Lobo Antunes sobre o 25 de Abril, numa história onde em vez de heróis há pessoas comuns, cheias de contradições, que levam uma vida anónima à margem da Revolução.
O espectáculo propõe relatos cruzados de sete personagens: um carregador de mudanças, um tenente-coronel do exército, um militante maoista, uma criada, uma camponesa empregada numa quinta, uma burguesa religiosa e um patrão de empresas. Cada um tem a sua história do 25 de Abril.
A peça baseia-se em trechos, não adaptados, de «Conhecimento do Inferno», «Fado Alexandrino», «Auto dos Danados» e «O Manual dos Inquisidores».
A encenação está a cargo de Pierre-Etienne Heymann."

in Jornal Avante! (Suplemento Festa do Avante!)

NOTA: Embora não seja mencionada, a encenação está também a cargo da Rosário Gonzaga.

Sobre o Avanteatro:

"Em 1997, o Avanteatro abriu ao público num espaço novo que correspondeu a um conceito diferente do teatro na Festa.

O ruído normal da Festa, onde se cruzam múltiplas fontes sonoras, constituiu ao longo dos anos uma dificuldade para os actores e público, prejudicando, por vezes fatalmente, muitos espectáculos.
Mesmo a mudança de local verificada em 1996, para a zona ribeirinha, aberta nesse ano aos visitantes, revelou-se insuficiente pois não garantiu o desejado silêncio devido à proximidade do Palco 25 de Abril.
No ano de 97, os organizadores foram mais além. Não se limitaram a procurar uma nova localização e decidiram apostar no teatro de rua, certamente mais adequado às condições da Festa.
Surgiu assim, perto da entrada da Quinta da Princesa, um novo recinto ao ar livre, delimitado por painéis de madeira, que alberga um palco de generosas dimensões com aparelhagem sonora, bem como cadeiras para o público.
A Festa poderá não ser à primeira vista o local mais indicado para assistir ou representar uma peça de Teatro. O ruído normal de uma iniciativa com milhares de pessoas, a enorme variedade de fontes sonoras, a informalidade com que os visitantes irrompem a meio de uma representação pelo meio do recinto, sempre aberto, à procura de um lugar vago, ou a permeabilidade da estrutura à luz do dia são sem dúvida condições adversas e que constituem um desafio às companhias e actores que levam à Festa os seus espectáculos.
A adesão do público, a qualidade dos espectáculos, a melhoria das condições do espaço são aspectos que têm vindo a marcar o Avanteatro. Todos os anos o teatro afirma a sua presença e demonstra que tem um lugar de destaque no conjunto da programação da Festa do «Avante!» "

in Festa do Avante! na net (secção Avanteatro)

3 comments

Pois e eu vou ctg!!! E quero que no fim me ponhas em contacto com eles! Pode ser que nos interesse cá em cima contratá-los para a programação teatral do novo ano. Mesmo que não interesse! É bom mantermo-nos em contacto com o que eles ão fazendo!
Conta comigo! (: *****

:))))))))))
Eles são as estrelinhas da minha infância...
Nesta peça não entram os meus dois actores preferidos (amigos dos meus pais e pais de um grande amigo) mas ela é encenadora. Pode ser que venha e já há contacto :).

http://www.evora.net/cendrev/
Um pouco desactualizado mas com o essencial sobre os espectaculos, o grupo e o Teatro municipal. Está desactualizado mas eles continuam ai, apesar de todas as adversidades!

Enviar um comentário
Arctic Monkeys - Old Yellow Bricks


Rota de colisãO

Lá, entre o Sol e o Si